logo
#243 Edifício Panorama. Porto

O edifício Panorama situa-se numa das áreas mais notáveis do Porto, frente ao Atlântico, a poucos metros do passeio e da pérgula da Foz do Douro.
O projeto junta dois lotes diferenciados: um, no qual se mantém um palacete em estilo Arte Nova, remodelado e recuperado no seu interior; outro, no qual se constrói um edifício de raiz, de maior volumetria, na colmatação da empena vizinha a norte.
A articulação entre os dois lotes permite, do ponto de vista legal, transformar a nova empena lateral numa fachada, voltada a sul e à vista de mar, requalificando essa frente construída.
O novo edifício é construído por um exo-esqueleto em betão aparente, de tom ocre, muito próximo dos tons da referida pérgula urbana.
O jogo escultórico de pilares e vigas esbeltas, que estruturam o edifício, permite criar amplos vãos envidraçados ou varandas debruçadas, quer sobre o mar, na fachada frontal e lateral, quer sobre o interior do lote, na fachada tardoz.
O novo edifício, que dá acesso automóvel ao lote, contém 6 apartamentos (um por piso), sendo o último em tipologia duplex.
O palacete é totalmente reabilitado nas suas qualidades arquitetónicas – escadarias em madeira aparente, rodapés, portas e portadas em madeira esmaltada, frisos e tetos em estuque – dando suporte a dois amplos apartamentos.
Um outro piso, que refaz e integra a cobertura de quatro águas do palacete, dá lugar a um apartamento duplex, complementado por uma nova varanda sobre o Atlântico.
Atualmente em construção, os edifícios irão conter novos elementos arquitetónicos e decorativos, articulados: num caso, com o betão aparente da estrutura, visível a partir dos amplos envidraçados das salas e quartos; no outro, com o estilo arquitetónico do palacete, combinando detalhes de valor histórico com outros mais contemporâneos.

EQUIPA: Pedra Líquida

CLIENTE: PRIVADO